Prazer sexual é “presente de Deus”, diz Papa Francisco - O POTI

Prazer sexual é “presente de Deus”, diz Papa Francisco

Afirmação foi feita durante uma catequese voltada ao “vício da luxúria”, nesta quarta-feira (17). Foto: Miguel A. Lopes/Reuters.

Durante uma catequese voltada ao “vício da luxúria”, nesta quarta-feira (17), o Papa Francisco expressou preocupações sobre os impactos negativos da pornografia no prazer sexual. Em suas palavras, o pontífice descreveu o prazer sexual como um “presente de Deus”, mas alertou para os perigos da “satisfação sem relacionamento que pode gerar formas de dependência”.

Durante a audiência geral, o Papa destacou a importância de preservar o amor em todas as suas dimensões, defendendo a entrega pura ao outro. Ele enfatizou que, embora a sexualidade seja um prazer humano poderoso, envolvendo todos os sentidos e habitando tanto o corpo quanto a psique, é crucial discipliná-la com paciência e inseri-la em um contexto de relacionamento e história.

“Entre todos os prazeres humanos, a sexualidade tem uma voz poderosa. Envolve todos os sentidos; habita tanto no corpo quanto na psique, e isso é muito bonito; mas se não for disciplinado com paciência, se não estiver inscrito em um relacionamento e em uma história onde dois indivíduos o transformam em uma dança amorosa, transforma-se numa cadeia que priva os seres humanos da liberdade”, afirmou o Papa Francisco.