Preço do garrafão da água mineral deve aumentar em até 20% a partir de 1º de setembro - O POTI

Preço do garrafão da água mineral deve aumentar em até 20% a partir de 1º de setembro

Entre os fatores que levaram à readequação dos preços estão o recente reajuste tributário. Foto: Reprodução.

O Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas do Rio Grande do Norte (Sicramirn) anunciou um aumento no preço do garrafão de 20 litros de água mineral e água adicionada de sais, a partir de 1º de setembro. O reajuste será de aproximadamente R$1, representando um impacto entre 10% a 20% no valor final para o consumidor, variando conforme a marca e a estrutura de custos de cada empresa.

Joafran Nobre, presidente do Sicramirn, explicou que o aumento é necessário para equilibrar os custos em toda a cadeia produtiva, desde o envase nas indústrias até a entrega ao consumidor final. Entre os fatores que levaram à readequação dos preços estão o recente reajuste tributário, publicado pela Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte, e o aumento dos custos de produção.

Esses custos incluem a alta dos preços de insumos, como rótulos, tampas, lacres e garrafões, cujos valores estão atrelados ao dólar, além de despesas com mão de obra, vigilância em saúde e segurança alimentar. O preço dos combustíveis também foi apontado como um dos componentes que influenciaram o reajuste.