O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reforçou nesta quarta-feira (1º), durante sua cerimônia de posse, o compromisso de implementar um programa municipal para o combate à obesidade. Segundo ele, o plano prevê a inclusão da semaglutida, princípio ativo do medicamento Ozempic, nas Clínicas da Família assim que sua patente for liberada, o que está previsto para 2026.
Paes ressaltou que a criação de um Grupo de Trabalho já foi formalizada entre os 46 decretos publicados no Diário Oficial do município no mesmo dia. “Promessa é dívida. Vamos criar um programa de combate à obesidade que já estabelece as bases para aquisição da semaglutida, o Ozempic, a partir da quebra da patente do medicamento”, afirmou.
Apesar de amplamente utilizado para o tratamento de diabetes tipo 2, o uso do Ozempic para emagrecimento é off label, ou seja, fora das indicações da bula. Durante a campanha, a proposta foi alvo de questionamentos. Na época, o prefeito chegou a dizer que “O Rio vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas Clínicas da Família”. Ele relatou ainda sua experiência pessoal com o medicamento, que resultou na perda de 30 quilos.