A prefeitura de Natal anunciou o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2024. Os contribuintes que optarem por quitar o imposto até o dia 5 de janeiro terão direito a um desconto de 16%. O secretário de tributação, Ludenilson Lopes, esclareceu que não há necessidade de pressa.
“Estamos dando um prazo bem razoável e não há necessidade de correria, pois vamos mandar os carnês pelos Correios. Até 15 de janeiro o órgão federal já deve começar a entregar e todos irão receber. Não precisa ir até a Semut para buscar o carnê, pois não entregaremos”, explicou o secretário.
Para os moradores das zonas Leste e Sul da capital potiguar (Grupo 1), a primeira parcela está agendada para o dia 20 de fevereiro, com o último vencimento em 22 de novembro. Já para os residentes nas zonas Norte e Oeste (Grupo 2), o primeiro pagamento ocorrerá em 20 de março, e a última parcela vencerá em 20 de dezembro de 2024. O Grupo 3 abrange órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações, com prazo até 20 de junho para o pagamento à vista ou a primeira parcela do parcelamento.
Além do IPTU, o contribuinte também quitará a Taxa de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação do Lixo (Taxa de Lixo) e a Contribuição de Iluminação Pública (COSIP).
O secretário Ludenilson Lopes destaca que os contribuintes que efetuarem o pagamento do IPTU 2024 até 5 de janeiro receberão um desconto de 16%. Aqueles que optarem pelo parcelamento e regularizarem pendências até 3 de janeiro também poderão usufruir desse benefício.
Além disso, a prefeitura oferece a opção de Refinanciamento de débitos (REFIS), com prazo para parcelamento em até 13 vezes até 28 de dezembro. O pagamento à vista oferece desconto de 100% nos juros, ou é possível parcelar em 13 vezes com entrada de 10%, com a última parcela não ultrapassando dezembro de 2024. O reparcelamento é uma opção, com entrada de 20% e parcelamento em 13 vezes, enquanto débitos anteriores a 2023 podem ser parcelados em até 48 vezes.
Os interessados em obter desconto ou aderir ao REFIS podem realizar os procedimentos no site da Semut.