De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do Rio Grande do Norte, 34% dos estabelecimentos do setor estão em prejuízo. Enquanto a média nacional é de 24%, ou seja, o índice potiguar está 10% acima do nacional. Isso representa um aumento de 5% em relação à última pesquisa, realizada em julho.
Ainda segundo a Abrasel/RN, uma pesquisa feita nacionalmente apontou que 81% das empresas do segmento encerraram o mês de outubro em queda, se comparado com o mês de setembro. Outro índice levantado na pesquisa é o das dívidas relacionadas a impostos e taxas, em que 32% dos estabelecimentos são afetados.
A pesquisa também ouviu os bares e restaurantes sobre as vendas e 68% dos proprietários afirmaram que estão enfrentando uma queda e apontaram como a principal razão para os resultados negativos do setor no mês de outubro.
Entre aquelas com entre 1 e 3 anos de existência, 33% operaram no vermelho. Por outro lado, as empresas com mais de dez anos de atividade demonstraram uma situação relativamente melhor, com 18% delas apontando prejuízo.
“Apesar do Dia dos Pais, as empresas do setor tiveram um agosto mais duro, apontando uma ligeira queda no movimento. Isso dificulta recompor as perdas que tivemos, mesmo que a inflação dos insumos esteja mais controlada nos últimos meses. Quem sofre mais são as empresas mais novas, que ainda estão investindo e aprendendo a controlar os custos, e as empresas menores, que têm mais dificuldade com o fluxo de caixa“, explica Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.