Primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil começa a operar em março - O POTI

Primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil começa a operar em março

Inauguração da FAETI aconteceu na manhã de ontem (15). Foto: Ascom/SENAI.

Nesta segunda-feira (15), o SENAI do Rio Grande do Norte lançou oficialmente a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), que começa a operar em 4 de março. Inicialmente, a FAETI concentrará esforços na área de engenharia mecânica, oferecendo um curso de 5 anos. A instituição planeja expandir seus programas acadêmicos, incluindo pós-graduação e uma graduação em engenharia elétrica até 2025.

A proposta da FAETI é destacada pela ênfase na formação de profissionais alinhados com as demandas práticas da indústria. Durante o lançamento, Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da FAETI, salientou a intenção de preencher lacunas no mercado, não apenas no setor de energia, mas em diversas áreas industriais.

O que nós formaremos são engenheiros mecânicos capazes de trabalhar na indústria de móveis, de alimentos, de cerâmica, e onde mais houver necessidade. Mas a ênfase que daremos nos exemplos e na prática será nas energias renováveis, atividade com muita tecnologia embarcada”, destacou Mello.

Diferenciando-se da academia tradicional, a FAETI busca formar profissionais mais próximos das necessidades práticas da indústria. A faculdade visa preparar graduandos para uma transição mais ágil para o ambiente industrial, reduzindo o período de adaptação após a formatura.

O processo seletivo para ingresso na FAETI será por meio de classificação via nota do Enem ou aprovação em vestibular aplicado pela instituição. As inscrições para o curso de engenharia mecânica estão abertas até 30 de janeiro, com 45 vagas disponíveis para a primeira turma.