Após audiência entre a governadora Fátima Bezerra e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta terça-feira (24), em Brasília, as propostas de licenciamento portuária para a instalação do Porto Indústria Verde no litoral de Caiçara do Norte, a cerca de 160 km de Natal, avançaram.
O porto vai permitir a exploração da energia eólica offshore (no mar) e a produção de outros produtos ligados às energias renováveis, como o Hidrogênio Verde (H2V), enfatizando o papel de destaque do estado na produção de energias renováveis.
O Porto Indústria foi classificado pela governadora como um dos quatro principais empreendimentos estratégicos para o Rio Grande do Norte, que destacou a sua relevância não só para o desenvolvimento econômico do estado, mas também do Brasil. Segundo o ministro Silvio Costa, o porto será estratégico, tornando-se um centro logístico crucial para atender à expansão da demanda no Nordeste.
A previsão, é que até o final deste mês, os estudos ambientais na área do porto sejam entregues. Esses estudos são fundamentais para a obtenção das licenças ambientais necessárias para o empreendimento, incluindo a licença prévia e a de instalação, respeitando o cronograma de implantação do projeto.