Nesta quinta-feira (23), os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) votam em plebiscito e decidem se continuarão, ou não, a greve iniciada a mais de um mês. Em assembleia realizada na terça-feira (21), os docentes presentes e que fazem parte do sindicato que representam a categoria, o Adurn, votaram contra as propostas do governo federal. Agora, o plebiscito contará com um pleito mais amplo, incluindo todos os professores, exceto os substitutos e aposentados.
No plebiscito os docentes deverão responder à pergunta: “A Assembleia Geral, reunida no dia 21 de maio, decidiu pela rejeição da proposta do Governo apresentada no dia 15 de maio. A Assembleia Geral considerou que o reajuste nominal de 0% (2024), 9% (2025), 3,5% (2026), e os reajustes nos steps não atendem às demandas e aprovou o encaminhamento de pedido de reabertura de negociação. Você está de acordo com a decisão da Assembleia, de rejeição da proposta do governo?”.Serão apresentadas na tela três opções de resposta: “sim”, “não” e “abstenção”.
Caso a resposta “sim” seja maioria entre os professores, a greve será mantida até que sejam feitas novas propostas pelo governo federal. Já em caso de mais respostas “não”, os professores rejeitam a decisão da Assembleia e decidem pela aceitação das propostas e consequentemente, o fim da greve.