Na próxima quinta-feira (31), o Programa Justiça na Praça, promovido pelo Núcleo de Ações Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), chegará à cidade de Mossoró, com uma série de serviços e atividades gratuitas para a comunidade. O evento será realizado na Estação das Artes Elizeu Ventania, na Avenida Rio Branco, das 8h às 16h, reunindo mais de 30 entidades parceiras para facilitar o acesso da população ao Poder Judiciário e a diversos serviços essenciais.
Com a coordenação geral do desembargador Saraiva Sobrinho e coordenação executiva da juíza Fátima Soares, o Justiça na Praça oferecerá, entre outros serviços, cerimônias de casamento comunitário, audiências públicas e atividades recreativas para crianças. Os juízes auxiliares João Afonso Pordeus e Paulo Maia também estarão presentes para atuar nos processos previstos para o evento.
Casamento comunitário e audiências públicas
Um dos momentos mais aguardados do programa é a celebração do casamento comunitário, evento que será conduzido pela juíza Ana Clarisse Arruda Pereira e oficializará a união civil de 60 casais de Mossoró, fortalecendo os laços familiares e promovendo a regularização formal dessas uniões.
Além do casamento comunitário, o Justiça na Praça realizará um total de 56 audiências no dia 31 de outubro, incluindo 35 audiências cíveis e de família e 21 de perícias (DPVAT). No dia seguinte, 1º de novembro, serão realizadas mais 40 audiências, ampliando o acesso a soluções jurídicas para a população.
Serviços e atividades oferecidos
O programa também disponibilizará uma ampla variedade de atendimentos gratuitos, incluindo:
- Palestras sobre prevenção ao uso de substâncias psicoativas.
- Orientações de combate à violência doméstica.
- Emissão de documentos como CPF e carteiras de trabalho.
- Atendimento odontológico preventivo com aplicação de flúor.
Consultas e orientações nutricionais sobre doenças crônicas, emagrecimento e hipertrofia. - Serviços de fonoaudiologia e orientações sobre cuidados com a voz.
- Orientações posturais, terapia manual e alongamento.
Para o público infantil, haverá atividades de recreação, com jogos, pintura, distribuição de pipoca e algodão-doce, além de exposições educativas sobre segurança no trânsito e uma mostra de carros antigos.
Prefeitura de Mossoró abre inscrições para casamento coletivo gratuito