Um mutirão tem movimentado a Praça ao lado da Igreja Matriz de Candelária nos últimos dias. Mesas cheias de tampinhas plásticas são a marca registrada desse trabalho voluntário em prol do projeto Tampinha da Inclusão. Fundado em 2021 pelo vereador Tércio Tinoco, o projeto tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para a compra de cadeiras de rodas, beneficiando pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O projeto já beneficiou mais de 500 pessoas. No ano passado, bateu recorde de coleta, reunindo mais de 30 toneladas de tampinhas. Essa arrecadação é essencial para o funcionamento do projeto, que vende o material para uma empresa de reciclagem e reverte 100% da renda na compra das cadeiras de rodas.
Para maximizar os recursos, o processo de separação das tampinhas por cores é fundamental. Segundo o vereador Tércio Tinoco, essa etapa agrega valor ao material, gerando mais recursos financeiros para o projeto. O trabalho de separação é realizado por voluntários e apoiadores do projeto, que estão reunidos em um mutirão na Praça Padre Antônio Vilela. Sob o nome de “Hora da Tampinha”, o evento também tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de entregar o material separado por cores sempre que possível.
“Toda ajuda será bem-vinda. Estaremos na Praça Padre Antônio Vilela até o fim da tarde dessa sexta-feira. É também uma oportunidade para quem não conhece o Tampinha da Inclusão de entender como ele funciona”, diz o voluntário Wesley Aureliano.
Para aqueles que desejam contribuir com a causa, há diversos pontos de arrecadação disponíveis, incluindo a Câmara de Vereadores, o escritório do vereador Tércio Tinoco em Candelária, o Instituto Tércio Tinoco, e todas as unidades do DNA Center. Além disso, empresas, comércios e condomínios podem solicitar coletores através do Instagram @tampinhadainclusao ou pelo Whatsapp 98188-2221.
As cadeiras de rodas são doadas a pessoas cadastradas e passam por uma triagem realizada pela equipe do gabinete do vereador.