O diretor e dramaturgo Jhoao Junnior, em parceria com o Coletivo “A Gente”, está dando vida ao projeto “O Jardim”, que tem transformado a relação entre cultura e natureza com atividades culturais e artísticas e incentivos à leitura e a expressão artística em espaços ao ar livre no bairro de Felipe Camarão, em Natal, e nas zonas rurais do estado.
Financiado pelo Edital do Banco do Nordeste e pela Lei Rouanet, o projeto busca envolver jovens e crianças em oficinas de literatura, contação de histórias e outras atividades culturais na praça Santa Paula Francinete e outros locais públicos do bairro.
Em Felipe Camarão, o Coletivo “A Gente”, composto por seis jovens da comunidade, atua diretamente na multiplicação do conhecimento adquirido, ajudando a construir uma rotina cultural para crianças e adolescentes da região. Como uma das próximas ações, o projeto prevê a produção de um vídeo-livro colaborativo, que reunirá criações literárias dos participantes.
Desde 2022, “O Jardim” também expandiu suas atividades para a zona rural, alcançando cerca de 150 crianças e adolescentes de assentamentos em Elói de Souza, Serra Caiada e Lagoa de Velhos, em parceria com o Instituto Família Criativa do Campo, fundado por Ana Paula Mucunã.
Nos assentamentos, o projeto organiza oficinas quinzenais que estimulam o letramento étnico-racial e ambiental. “O projeto traz uma possibilidade real de transformação social e cultural para as crianças e suas famílias, permitindo que explorem sua criatividade e ampliem sua consciência sobre o meio ambiente”, afirma Ana Paula. Acompanhe o projeto: