Projeto que prorroga e amplia cotas raciais em concursos públicos é aprovado no Senado e deve seguir para a Câmara - O POTI

Projeto que prorroga e amplia cotas raciais em concursos públicos é aprovado no Senado e deve seguir para a Câmara

No Senado, o autor Paulo Paim (à esq.) conversou com Eliziane Gama, Alessandro Vieira e Plínio Valério. Foto: (Edilson Rodrigues/Agência Senado).

Nesta quarta-feira (8), com um placar de 17 a 8, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, em segundo turno, o projeto de lei que prorroga a política de cotas para negros em concursos públicos por mais dez anos, amplia o percentual de vagas reservadas de 20% para 30% e estende a ação a indígenas e quilombolas.

Se não houver recurso de ao menos nove senadores para levar o projeto ao plenário da Casa, ele seguirá direto para análise da Câmara dos Deputados e caso aprovado, para a sanção do presidente. Com autoria de Paulo Paim (PT-RS) e relatado por Humberto Costa (PT-PE), o projeto pouco antes do fim da validade da atual lei sobre as cotas para negros em concursos, cujo prazo se encerra no dia 9 de junho deste ano.

Senado amplia cotas para negros em concursos públicos