Até o dia 18 de novembro, o projeto MAURB está mapeando a representatividade feminina na arte urbana do Rio Grande do Norte, com foco em dar visibilidade às diversas linguagens e contribuições das artistas. A iniciativa resultará em um catálogo ilustrado que reunirá obras e mini biografias das artistas participantes, disponível em formato digital e com audiodescrição para facilitar o acesso a todos os públicos.
A proposta do projeto é investigar o papel das mulheres na arte urbana, documentando suas expressões e os desafios que enfrentam. A ideia é criar um registro histórico que valorize essas artistas, contribuindo para o reconhecimento de suas obras como uma manifestação cultural significativa e oferecendo um recurso pedagógico inclusivo.
Segundo a coordenadora do projeto, a artista Catarina Catão, conhecida como Cattaprisma, a falta de registros sobre a participação feminina na arte urbana local foi um dos motivadores da ação. “Como artista urbana potiguar, sinto uma grande necessidade de reunir as mulheres da arte de rua em um único lugar. A pesquisa tem o objetivo de compilar todas em um catálogo e também de incentivar essa manifestação urbana contemporânea em outras regiões, além da região metropolitana de Natal,” afirmou.
O projeto conta ainda com a curadoria de duas artistas convidadas, Soupúrpüra e Jane Gomes, que, junto com Catarina, selecionarão três artistas para receberem uma premiação como forma de incentivo. A escolha das premiadas seguirá critérios que consideram a política afirmativa e o tempo de atuação das participantes como interventoras urbanas.
As artistas interessadas em participar podem se inscrever até o dia 18 de novembro, preenchendo o formulário disponível online. Para mais detalhes sobre o projeto e o processo de inscrição, basta acessar o perfil do Instagram do MAURB (@maurb.rn).