Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) devem estar atentos aos horários de aplicação das provas no próximo dia 18 de agosto, especialmente aqueles que residem em estados com fusos horários diferentes do de Brasília. As provas serão realizadas em 228 cidades em todas as unidades da federação, com a participação de 2,1 milhões de inscritos.
Os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h30, no horário de Brasília, para as provas matutinas. No período vespertino, a abertura será às 13h e o fechamento às 14h, também no horário de Brasília. No entanto, devido às diferenças de fuso, os horários locais de abertura dos portões variam:
- Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: 6h30 e 12h
- Acre e extremo oeste do Amazonas, incluindo Tabatinga e região do Alto Solimões: 5h30 e 11h
A organização do certame enfatiza que a entrada dos candidatos não será permitida fora dos horários estabelecidos, recomendando que os inscritos cheguem ao local das provas com pelo menos duas horas de antecedência.
As provas da manhã começarão às 9h, horário de Brasília, com duração de 2 horas e 30 minutos. À tarde, os exames terão início às 14h30, com duração de 3 horas e 30 minutos.
Estrutura das provas
O concurso oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais, divididas em oito blocos temáticos. As provas incluem questões objetivas e discursivas:
- Nível médio (Bloco 8): 60 questões objetivas (15 de língua portuguesa, 15 de noções de direito, 15 de matemática e 15 de realidade brasileira) e uma redação valendo 100 pontos.
- Nível superior (Blocos 1 a 7): 70 questões objetivas (20 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos) e uma prova discursiva específica por bloco temático, também valendo 100 pontos.
Os candidatos devem permanecer no local da prova por no mínimo duas horas em ambos os turnos, sob pena de eliminação caso saiam antes.
Recomendações importantes
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos orienta os candidatos a verificar antecipadamente o endereço, tempo de deslocamento e meios de transporte para o local da prova. Em algumas cidades, o transporte público pode ter horários diferenciados aos domingos.
Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levar o cartão de confirmação de inscrição para facilitar a localização da sala de prova. O documento de identidade com foto é obrigatório, e cópias não serão aceitas, nem mesmo autenticadas. Caso utilize documento digital, o candidato deve acessar o aplicativo no momento da identificação.
Apenas canetas pretas fabricadas em material transparente serão permitidas. A organização não fornecerá canetas, e o compartilhamento de materiais entre candidatos é proibido.
Os cartões de confirmação de inscrição estarão disponíveis online a partir do dia 7 de agosto, na área do candidato no site da Fundação Cesgranrio, utilizando login e senha cadastrados no portal Gov.br.