O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Daniel Diniz, é o novo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para o mandato de 2024-2025. Sua candidatura foi aceita por unanimidade. A votação aconteceu na tarde desta quinta-feira (25) na sede da entidade, em Brasília, seguida pela cerimônia de posse.
A Andifes, que representa 69 universidades federais e dois centros federais de educação tecnológica, tem como missão atuar junto ao governo federal, Congresso Nacional, Poder Judiciário e organizações da sociedade civil em defesa dessas instituições. Em sua fala, Daniel Diniz ressaltou a importância das universidades federais como “centros de excelência na educação superior e o compromisso contínuo com políticas de inclusão social, apesar dos desafios enfrentados, como a redução de investimentos e recursos necessários para o funcionamento adequado das instituições”.
Além de Diniz, a nova diretoria da Andifes conta com os vice-presidentes José Geraldo Ticianeli (UFRR), Luciano Schuch (UFSM), Roselma Lucchese (UFCat) e Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG). Entre as principais propostas da chapa eleita estão a recomposição e ampliação do orçamento das universidades federais, a aprovação de um Projeto de Lei que elimina a lista tríplice para a nomeação de reitores.
A nova gestão, que não enfrentou concorrentes e não teve votos brancos ou nulos, pretende intensificar a articulação em benefício das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), buscando garantir a valorização contínua das universidades e o fortalecimento de sua função social e autonomia.