O PAC Seleções – nova etapa do Projeto de Aceleração do Crescimento, do governo federal, vai destinar mais de R$ 10 milhões para fortalecer o setor de Cultura do Rio Grande do Norte, por meio do governo do Estado. Serão construídos cinco Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), contemplando os municípios de Natal, Mossoró, Currais Novos, Macaíba, e São Gonçalo do Amarante.
Para somar, o RN foi contemplado com três projetos de engenharia e arquitetura voltados para a preservação do Patrimônio Histórico. Os recursos do PAC Seleções serão aplicados para elaboração do projeto de requalificação do Castelo de Engady, em Caicó, que abrigará o Centro de Referência Cultural Popular do Seridó.
“Um CEU da cultura é a prática de diversas linguagens. É um lugar onde se encontram pessoas de diferentes gerações em busca de algo em comum, que é a arte. Então, se traduz em horas criativas e positivas para a sociedade e novas oportunidades de atuação e de trabalho para profissionais da cultura”, disse a secretária extraordinária da Cultura do RN, Mary Land Brito, durante a realização da 4ª Conferência Nacional da Cultura.
De acordo com as regras do edital, o RN podia ganhar até cinco CEUs e inscrever até oito. E para concorrer, o projeto já teria de ter uma área para a alocação do equipamento cultural.