O governo federal lançou o novo Minha Casa, Minha Vida nesta quarta-feira (22), em Brasília. Durante a cerimônia, o Ministério das Cidades anunciou a disponibilização de 4,6 mil unidades de moradia para o estado do Rio Grande do Norte, como parte da primeira seleção de propostas do programa. A governadora Fátima Bezerra (PT) participou da solenidade.
Saindo agora da Solenidade ao lado do pres. @LulaOficial, min. @Jaderbfilho, governadores e prefeitos com a esperança renovada!
O nosso estado foi contemplado com 4600 unidades habitacionais já nessa primeira fase! É o Brasil da reconstrução e o RN no rumo certo! Sigamos! pic.twitter.com/g3qSOAG9Fw
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) November 22, 2023
A nova fase do MCMV, foca em projetos habitacionais destinados à Faixa 1, que atende famílias com renda de até 2 salários-mínimos (R$ 2.640,00 em valores atuais). No total, 187,5 mil novas unidades habitacionais foram selecionadas em 560 municípios, com um prazo de 150 dias para contratação.
O Rio Grande do Norte, beneficiado com 4,6 mil unidades, teve 1.819 propostas apresentadas pelo governo do Estado, beneficiando 36 municípios, conforme ressaltou a governadora. A construção das moradias, financiada pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), seguirá as diretrizes do programa, incluindo proximidade dos centros urbanos, melhorias nas especificações dos imóveis, infraestrutura de qualidade, varanda e salas para biblioteca.
Pablo Thiago Lins de Oliveira Cruz, diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), destacou o empenho do governo estadual em apresentar o maior número possível de propostas e fornecer subsídios aos municípios interessados na seleção do programa.
O presidente Lula (PT), presente na cerimônia, ressaltou a importância do programa, afirmando que ter uma casa própria é o maior sonho do brasileiro.
Além das habitações, o Ministério das Cidades firmará um protocolo de intenções com a Academia Brasileira de Letras (ABL) para criar um acervo literário em salas de biblioteca nos empreendimentos do MCMV. O anúncio também incluiu o lançamento do edital do Prêmio Minha Casa, Minha Vida, visando estimular a sustentabilidade e inovação nos novos projetos do programa.
O Minha Casa, Minha Vida, criado em 2009, já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais, oferecendo subsídios e taxas de juros abaixo do mercado. A nova etapa do programa destaca o retorno da Faixa 1, agora voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640, aumentando as oportunidades de acesso à moradia para esse público. O programa tem como meta contratar dois milhões de moradias até 2026.