A partir da sexta-feira (26), o Brasil estará se apresentando em Paris no Parc La Villette com uma série de atividades que incluem música, esportes, apresentações culturais, dança e gastronomia, buscando transmitir a alegria característica dos brasileiros. Esta iniciativa visa atrair a atenção dos mais de 15 milhões de turistas que visitarão o parque, promovendo a exuberância dos destinos brasileiros com destaque para o sol, praia e natureza.
No dia seguinte (27), a Embratur lançará sua nova campanha de promoção do Brasil na Europa durante a programação da Casa Brasil. O Rio Grande do Norte será um dos protagonistas desta campanha, conforme o diretor-presidente da Emprotur RN, Raoni Fernandes. “O Rio Grande do Norte é um dos 5 estados protagonistas da campanha EUROPA que será lançada dia 27 na Casa Brasil. Isso significa dizer que a divulgação do Brasil na Europa pelo próximo período terá o RN em evidência”, explica.
A instalação do Rio Grande do Norte, decorada com uma estética que remete ao surf e kitesurf, compartilhará espaço com a do Ceará, representando a região Nordeste do Brasil. Entre os destaques, haverá um painel vertical em LED exibindo vídeos dos principais atrativos turísticos dos dois estados e uma ativação de kitesurf com um painel instagramável.
Fernandes também ressaltou as potencialidades do Rio Grande do Norte para o turismo esportivo: “A expectativa é em Paris aproveitar essa oportunidade para mostrar que o nosso estado é também um destino esportivo. Temos uma boa história para contar. Além de importantes atletas, como o Ítalo Ferreira, primeiro ouro no surf olímpico, o estado oferece condições ideais para a prática de surf, kitesurf, parapente e inúmeras atividades associadas a paisagens paradisíacas.”
Durante a ativação, os visitantes poderão interagir com uma peça de bordado tradicional e assistir a uma conversa entre a estilista e uma bordadeira do projeto “Bordadeiras de Timbaúba”. As artesãs envolvidas foram responsáveis pelas jaquetas dos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris.
“Diariamente milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil, e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é o estado do Rio Grande do Norte, suas praias, cultura, gastronomia. Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu”, ressalta o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A secretária estadual de Turismo, Solange Portela, enfatiza que “estamos entusiasmados em iniciar os Jogos Olímpicos compartilhando um pouco do Rio Grande do Norte com o mundo. Queremos que cada visitante se sinta convidado a explorar nossas praias, nossa culinária e a hospitalidade potiguar. A participação do Rio Grande do Norte na Casa Brasil visa atrair mais turistas internacionais e consolidar o estado como um destino imperdível.”