RN tem mais de 3.600 pessoas em situação de rua, aponta Observatório Nacional dos Direitos Humanos - O POTI

RN tem mais de 3.600 pessoas em situação de rua, aponta Observatório Nacional dos Direitos Humanos

A distribuição demográfica revela que 11,21% das pessoas nessa condição são mulheres e 88,79% homens. Foto: Rovena Rosa/EBC.

Há alguns anos o Rio Grande do Norte tem enfrentado um aumento no número de pessoas em situação de rua, conforme dados fornecidos pelo Observatório Nacional dos Direitos Humanos, através da plataforma de dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). A análise recente aponta para a presença de 3.631 pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas do estado.

Os municípios mais afetados por esse fenômeno são Natal, que registra 1.088 pessoas, seguido por Campo Grande, com 804, Santa Maria, com 236, e Mossoró, com 214, segundo os registros do sistema.

A distribuição demográfica revela que 11,21% das pessoas nessa condição são mulheres e 88,79% homens. A faixa etária mais representativa é entre 40 e 49 anos, e a maioria pertence à raça parda.

Outro aspecto a ser considerado é que 20,38% das pessoas em situação de rua relatam possuir alguma deficiência, enquanto 3.314 afirmam ter frequentado a escola em algum momento, mas não têm mais acesso à educação. Paralelamente, 270 indicam nunca terem frequentado uma instituição de ensino.

Diversos motivos são apontados como causas para a condição de moradia nas ruas, sendo os principais relacionados a problemas familiares, desemprego, vício em drogas ou álcool, e a perda de moradia.