O Governo Federal e o Governo do Rio Grande do Norte confirmaram a restauração de 130 quilômetros de rodovias estaduais utilizadas como rota alternativa durante a interdição da BR-304, no município de Lajes. As obras, estimadas em R$ 88,8 milhões, devem começar no final de janeiro de 2025, após o resultado da licitação, previsto para a segunda quinzena do mês. A iniciativa é liderada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com o governo estadual.
Entre os trechos que passarão por recuperação estão as rodovias RN-118 (Itajá a Macau), RN-129 (Lajes a Pedra Preta), RN-263 (Pedra Preta ao perímetro urbano da cidade), RN-269 (Nova Cruz a Passa e Fica) e RN-093 (Lagoa D’Anta a Tangará). Essas vias absorveram grande parte do fluxo logístico do estado durante a reconstrução da ponte sobre o rio Ponte de Serra, que desabou em março de 2024 devido às chuvas intensas.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da parceria com o Governo Federal, afirmando que o apoio foi essencial para enfrentar emergências e garantir melhorias duradouras.
“Estamos entregando uma nova ponte, mais moderna e segura, e, agora, vamos restaurar os trechos rodoviários que absorveram o fluxo de veículos durante o incidente com a ponte em Lajes. Seguiremos firmes em parcerias com o Governo Federal para trazer mais bem-estar e cidadania ao povo do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Investimentos e avanços na infraestrutura rodoviária
O Programa Estadual de Recuperação de Rodovias, conduzido pelo DER/RN, encerra 2024 com 736,5 quilômetros de estradas recuperadas ou em fase de pavimentação, abrangendo 33 trechos em todas as regiões do estado. Entre os destaques estão o trecho da RN-177, que conecta Pau dos Ferros e São Miguel, e a duplicação do trecho urbano da RN-015, em Baraúna. O governo planeja recuperar mais de 1.600 quilômetros de estradas até o final de 2025, com um investimento superior a R$ 1 bilhão.