Com a chegada do período junino, uma das tradições que mais encanta adultos e crianças é o uso dos fogos de artifício e bombinhas. Porém, é importante lembrar que estes artefatos podem causar incômodo para pessoas com deficiência, idosos e pets.
No caso dos animais de estimação, como cães e gatos, a audição sensível acaba intensificando os sons, o que pode causar pânico e sérios problemas de saúde. A médica-veterinária Kátia Lopes, que também é professora da Universidade Potiguar (UnP) e integrante do ecossistema Ânima, faz um alerta aos tutores sobre os cuidados com os animais neste período.
“Os animais, em sua grande maioria, possuem audição sensível, até 10 vezes mais desenvolvida que a humana. Isso os torna particularmente vulneráveis aos ruídos altos e súbitos das explosões, podendo causar tremores, fuga descontrolada, latidos incessantes e até automutilação”.
Ainda segundo a especialista, a exposição dos animais aos sons e às luzes dos fogos de artifício também pode ocasionar traumas psicológicos. “O barulho ensurdecedor dos fogos provoca intenso estresse e ansiedade nos animais. Eles podem ficar desorientados e entrar em pânico diante dos sons e das luzes dos fogos. Esse sofrimento pode deixar marcas psicológicas, como medo, insegurança e fobias permanentes”, explica.
Para evitar os traumas e sequelas, a especialista indica alguns cuidados que podem ser tomados pelos tutores, confira:
- Manter os animais em ambientes seguros e acolhedores;
- Manter as portas e janelas fechadas para abafar os barulhos e evitar fugas;
- emonstrar carinho e atenção aos animais durante esses momentos;
- Em casos extremos, é importante buscar ajuda profissional.