Em meio à preocupação constante com a disseminação de doenças evitáveis, especialistas e autoridades de saúde reforçam a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. A imunização não apenas protege o indivíduo que recebe a vacina, mas também contribui para a defesa de grupos que não podem ser imunizados, criando uma barreira eficaz contra doenças graves ou fatais.
Diversas enfermidades, incluindo a Covid-19, poliomielite, febre amarela, tétano, hepatite, papilomavírus humano (HPV) e gripe, podem ser prevenidas por meio da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que qualquer cidadão, desde a infância até a terceira idade, tem acesso gratuito à imunização em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação. Este programa oferece 49 imunobiológicos de forma gratuita, contemplando 32 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. Entre as vacinas rotineiramente oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Rotavírus, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral, DTP, entre outras.
Para obter informações detalhadas sobre a vacinação em diferentes faixas etárias, os cidadãos podem acessar o site oficial do Ministério da Saúde.