O Município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, inaugurou nesta segunda-feira (04) o 11° Centro Especializado em Atenção às Vítimas (CEAV) do Rio Grande do Norte, em uma parceria entre o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça do RN e a Prefeitura Municipal.
Os CEAVs têm o objetivo de garantir assistência à vítimas de crimes, que muitas vezes entram em estado de choque e aflição e precisam de um atendimento especializado, com um tratamento digno e respeitoso. Esse tipo de amparo é essencial para acalmar e estabilizar as vítimas após ocorrências de violência, que podem deixar diversos traumas e desconfortos.
Segundo o TJRN, o serviço pode ser utilizado por “quaisquer vítimas de crime ou ato infracional, tendo ou não processo judicial instaurado, podendo receber pessoas encaminhadas por outras instituições públicas, ou mesmo através de busca espontânea, por iniciativa dos integrantes do CEAV para prestar informações, acolher e dar o melhor encaminhamento possível a cada caso”, como explicam em nota.
Além da unidade de São Gonçalo do Amarante, o estado conta com outros 10 CEAVs, nos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Apodi, Santo Antônio e Parelhas.