Empreender não tem idade e, pensando nisso, o Sebrae-RN está ampliando as oportunidades para pessoas com mais de 60 anos que desejam criar novos negócios ou impulsionar suas iniciativas já existentes. Como parte do novo programa “Bora Empreender 60+”, a instituição oferece a primeira turma do curso Inclusão Digital 60+: Instagram e Inteligência Artificial na Prática. As inscrições estão abertas, e o curso, que terá início na quarta-feira (25), custa R$ 140,00. As inscrições devem ser feitas AQUI.
Segundo Elisete Lopes, analista técnica do Sebrae-RN e gestora do Programa, a proposta é capacitar o público 60+ com ferramentas digitais, através de um formato personalizado que atende às necessidades específicas desse grupo. “É a primeira vez que nós, do Sebrae, desenvolvemos e oferecemos um curso voltado exclusivamente para o empreendedorismo sênior. Todo o planejamento das aulas foi cuidadosamente elaborado para atender às particularidades desse público”, explica.
O curso, que tem duração total de 9 horas divididas em três encontros, visa equipar empreendedores 60+ com o conhecimento necessário para explorar as ferramentas de marketing digital e Inteligência Artificial (IA). Cada encontro abordará aspectos práticos tanto do uso do Instagram como da integração de IA nas estratégias de marketing para pequenas empresas. Ao final, os participantes terão direito a uma mentoria individualizada de uma hora, focada no uso do Instagram para o crescimento de seus empreendimentos.
O Brasil tem visto um crescimento expressivo no número de empreendedores sêniores. Em 2023, o país já contabilizava mais de 4,04 milhões de pessoas com 60 anos ou mais à frente de seus próprios negócios, o que representa um aumento de mais de 40% em uma década. No Rio Grande do Norte, esse movimento é ainda mais significativo. De acordo com o Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN 2023, realizado pelo Sebrae-RN, o número de empreendedores com mais de 60 anos cresceu 300%.