Secretaria de Tributação de Natal faz alerta sobre golpe com boletos falsos - O POTI

Secretaria de Tributação de Natal faz alerta sobre golpe com boletos falsos

De acordo com a SEMUT, indivíduos mal-intencionados estão enviando boletos falsos de IPTU por meio das redes sociais. Foto: Ascom/PMN.

A Secretaria Municipal de Tributação de Natal (SEMUT) emitiu um alerta aos contribuintes da cidade, após identificar uma tentativa de golpe via WhatsApp. De acordo com a SEMUT, indivíduos mal-intencionados estão enviando boletos falsos de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por meio das redes sociais.

Os golpistas se passam por servidores da SEMUT e entram em contato com os contribuintes informando sobre supostos débitos em aberto. Em seguida, enviam boletos falsificados para pagamento. Esses boletos são semelhantes aos originais, mas apresentam um QRcode PIX fraudulento, direcionando o pagamento para a conta dos criminosos.

“Apenas a pessoa interessada deve solicitar boletos para pagamento e para isso deve utilizar os contatos oficiais. A SEMUT não realiza abordagens oferecendo serviços e pagamentos não solicitados”, alertou o secretário de Tributação, Ludenilson Lopes, enfatizando a importância de os contribuintes estarem atentos a comunicações inesperadas, especialmente por WhatsApp.

A SEMUT recomenda que os contribuintes obtenham seus boletos de pagamento de fontes confiáveis, preferencialmente sem intermediários, acessando o Portal Directa ou presencialmente na sede da Secretaria, na rua Açu. O número de WhatsApp oficial da SEMUT é (84) 98786-8208, e o secretário garante que responde a todas as demandas dos contribuintes, sem iniciar chamadas sem um contato prévio e só enviando boletos quando solicitado expressamente.

Como identificar um boleto falso?

Uma dica importante para verificar e identificar boletos falsos é conferir, antes de confirmar o pagamento, se o beneficiário indicado no boleto é o esperado. No caso do IPTU, o beneficiário deve ser sempre a Prefeitura de Natal.

Além disso, os contribuintes devem ficar atentos aos descontos oferecidos pelos golpistas. “Eles falam em descontos exorbitantes de até 90% para confundir o contribuinte. A SEMUT só oferece descontos relativos a multas e juros, e não sobre o valor principal do débito”, explicou o secretário.