A sede do governo do Rio Grande do Norte será transferida temporariamente de Natal para Mossoró entre os dias 26 e 28 de setembro. A mudança, que é uma tradição anual, ocorrerá na reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), em homenagem aos 141 anos da Abolição da Escravidão no município.
O ato simboliza o reconhecimento de Mossoró como cidade pioneira na libertação dos escravos no Brasil, fato ocorrido em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea.
De acordo com o governo do estado, a transferência da sede coincide com a Festa da Liberdade, evento anual que comemora importantes momentos históricos da cidade, como o Motim das Mulheres, a resistência ao bando de Lampião e o primeiro voto feminino no Brasil.
Atividades e agenda
Durante os três dias em Mossoró, a governadora Fátima Bezerra (PT) vai realizar uma série de ações governamentais. A agenda inclui vistorias a obras e reuniões sobre infraestrutura, educação, abastecimento e segurança pública. Além disso, Fátima Bezerra participará de dois eventos de grande relevância para a região: a inauguração da Adutora Apodi-Mossoró, no trecho que chega ao município de Governador Dix-Sept Rosado, e a entrega do trecho da RN-117 entre Mossoró e a cidade de Governador Dix-Sept Rosado.