SENAI-RN anuncia cursos profissionalizantes para o setor de veículos elétricos - O POTI

SENAI-RN anuncia cursos profissionalizantes para o setor de veículos elétricos

Amora Vieira, diretora do SENAI CTGAS-ER: Ideia de focar em eletromobilidade surgiu no contexto de projetos desenvolvidos com a Alemanha. Foto: Divulgação.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte anunciou o lançamento de três novos cursos voltados à qualificação profissional no setor de veículos elétricos. As formações, que serão oferecidas pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), visam preparar profissionais para atender à crescente demanda do mercado por mão de obra especializada nesse segmento.

Os cursos “Princípios do Veículo Elétrico”, “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” e “Convertedor e Mantenedor de Veículos Elétricos” terão início entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025. Cada curso contará com 20 vagas, com cargas horárias que variam de 20 a 160 horas, e os valores de inscrição vão de R$ 298,00 a R$ 1.270,00. Interessados podem obter mais informações e se inscrever no site oficial do SENAI.

Os detalhes foram apresentados durante o evento GO!RN, realizado pelo Sebrae-RN em Natal. Além dos cursos, foi divulgada uma pesquisa sobre a “Mobilidade Elétrica”, que traça um panorama das necessidades de qualificação profissional e da falta de mão de obra especializada no setor de veículos elétricos no Brasil. A pesquisa foi realizada em cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, na Alemanha.

A pesquisa apresentada durante o evento também apontou que 90,4% das empresas consultadas identificam a falta de profissionais qualificados no setor de mobilidade elétrica. A maioria das companhias entrevistadas, que atuam como concessionárias, oficinas e startups, indicou que pretende contratar profissionais capacitados até 2025.

Com o crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil, a expectativa é que até 2030, esses veículos representem 20% do mercado nacional, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Happy Hour Empreendedor discutirá a aplicação de IA por pequenos negócios