A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte lançou, nesta segunda-feira (26), o “Guia de Orientação para Profissionais de Saúde e da Rede Intersetorial de Atenção às Pessoas em Situação de Violência“. O documento tem como objetivo capacitar profissionais de saúde em todo o estado para melhorar o atendimento às vítimas de violência, abordando desde aspectos éticos e legais até a organização dos serviços de referência em cada região.
Lyane Ramalho, secretária de Estado da Saúde Pública, classificou o lançamento como um marco importante para o sistema de saúde do RN. Segundo ela, o guia permitirá um melhor preparo dos profissionais para lidar com situações delicadas, como as que envolvem violência. “É um guia inédito, que está em sua primeira edição. No futuro, mais atores serão integrados”, afirmou.
O guia foi desenvolvido a partir de uma colaboração entre os diferentes níveis de governo – estadual, municipal e federal – e contém orientações sobre a organização da rede multiprofissional, fluxos de notificação e humanização do atendimento. Maria Eliza Garcia, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, ressaltou a importância do documento, especialmente para municípios menores que não possuem uma rede estruturada de acolhimento.
O documento também trata da necessidade de sigilo e da humanização no atendimento às vítimas, reforçando o papel da saúde como um espaço de acolhimento. A deputada estadual Divaneide Basílio, representando a bancada feminina da Assembleia Legislativa, afirmou que o guia é “um passo importante para que profissionais e instituições possam acolher e proteger ainda mais essas pessoas”. A promotora de Justiça Rosane Moreno acrescentou que “o trabalho não encerra aqui”.
Além do lançamento do guia, houve um debate sobre a intersetorialidade nas ações de enfrentamento à violência e o cuidado integral e humanizado às mulheres. Participaram da discussão profissionais da Sesap, da UPA Parnamirim, da Casa de Acolhimento Anatólia de Melo Alves, da Casa Abrigo Clara Camarão, da Polícia Civil, entre outras instituições.
O evento também contou com a presença da secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Íris Oliveira, além de representantes das secretarias de Estado da Educação e das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, do Instituto Técnico-Científico de Perícia, do Conselho Estadual de Saúde, da Maternidade-Escola Januário Cicco, da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN e do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi do Instituto Santos Dumont.