As inscrições para Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 começam no próximo dia 22. Neste ano, o Sisu está oferecendo um total de 264 mil vagas em instituições públicas de ensino superior. Destas, 12.677 estão no Rio Grande do Norte, distribuídas entre a Uern, Ufersa, UFRN e IFRN.
Conforme dados do Ministério da Educação (MEC), a maior parte das vagas do país, 45%, está concentrada em universidades públicas do Nordeste. Vale ressaltar que esses números são preliminares e podem sofrer alterações até o início das inscrições.
O MEC divulgou o cronograma para o Sisu 2024, indicando que os resultados do Enem 2023 serão publicados na próxima terça-feira (16). As inscrições para o Sisu ocorrerão de 22 a 25 deste mês, com os resultados finais sendo anunciados no dia 30.
Uma novidade para este ano é que o Sisu terá apenas uma edição anual, ofertando vagas para cursos com início previsto no primeiro e segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão assinados pelas 127 instituições de ensino superior participantes do Sistema.
Para as vagas com início no segundo semestre, as instituições seguirão algumas regras específicas. A ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem 2023, determinará o preenchimento das vagas. Os candidatos não poderão escolher o semestre de ingresso, ficando a critério da sua classificação no curso desejado. Todos os selecionados deverão realizar a matrícula no período indicado no edital.
O ingresso efetivo no curso dependerá da colocação do estudante em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva dessas vagas pelos candidatos mais bem classificados. A combinação da classificação do candidato e o registro de matrícula definirá se o início do curso será no primeiro ou segundo semestre, conforme o edital específico de cada instituição de ensino superior.