Taxa de desistência de compras internacionais chega a 66% após aumento de impostos - O POTI

Taxa de desistência de compras internacionais chega a 66% após aumento de impostos

Cerca de 45% desses consumidores não procuraram o produto em outras lojas, seja internacional ou local. Foto: Freepik.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Plano CDE, encomendada pelo Grupo Alibaba, revelou que a taxa de desistência de compras internacionais no momento do check-out aumentou para 66% após a implementação do Programa de Remessa Conforme. O estudo, que coletou dados entre 23 de dezembro de 2023 e 9 de janeiro deste ano, contou com 2.535 respondentes e apresenta insights significativos sobre o comportamento do consumidor no cenário de compras online.

Durante os três meses anteriores à pesquisa, uma maioria de 94% dos consumidores havia realizado compras online, sendo que 44% delas foram efetuadas por meio de plataformas estrangeiras. No entanto, um dos desafios identificados foi a alta taxa de desistência no momento do check-out, atribuída principalmente à inclusão de impostos que impactaram a decisão de compra dos consumidores. Cerca de 45% desses consumidores não procuraram o produto em outras lojas, seja internacional ou local.

A pesquisa também apontou que os consumidores brasileiros recorrem às plataformas estrangeiras devido à indisponibilidade de produtos no mercado nacional e à busca por preços mais acessíveis. Com 62% dos entrevistados acreditando que a importação possibilita o consumo, especialmente para aqueles com menor renda, e 56% afirmando que ela oferece acesso a produtos diferentes.

Em relação às taxas cobradas em itens importados, 75% do público é contrário ao aumento de impostos, com a maioria (90%) concordando em reduzir a atual alíquota de 92% para produtos acima de 50 dólares. Além disso, 87% dos entrevistados acreditam que é mais justo reduzir as taxações dos produtos nacionais ao invés de aumentar os impostos sobre os produtos importados.

Por fim, o estudo indica a importância de um equilíbrio na aplicação de impostos para promover um ambiente de comércio eletrônico mais inclusivo e competitivo, com foco no consumidor brasileiro. Os resultados da pesquisa foram obtidos por meio de uma abordagem quantitativa online, entrevistando pessoas que realizaram compras online nos últimos 12 meses, e apresentam uma margem de erro de 2%, com um intervalo de confiança de 95%.