Segundo dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), o tempo médio necessário para abrir uma empresa no Rio Grande do Norte diminuiu em 65 horas nos últimos cinco anos.
Em abril deste ano, o tempo médio para abrir uma empresa no Rio Grande do Norte foi registrado em 15 horas e 50 minutos. Comparado a abril de 2019, quando o tempo médio era de 80 horas e 54 minutos, esse número representa uma redução de 80,42% do tmepo.
Com esse progresso, o Rio Grande do Norte conquistou a 8ª posição no ranking nacional de agilidade no processo de registro empresarial. Em março deste ano, o estado ocupava a 12ª posição, com um tempo médio de 19 horas e 28 minutos. No entanto, em abril, o tempo médio reduziu ainda mais, enquanto o número de processos analisados aumentou para 743.
O presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern), Carlos Maia, atribui esse sucesso ao esforço conjunto da diretoria e dos servidores em seguir as diretrizes do Governo do Estado.
“Desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios são compromissos da gestão da Jucern assumidos junto à Governadora Fátima Bezerra. Desde que assumimos, trabalhamos para modernizar e simplificar os processos de registro, além de possibilitar a integração dos demais órgãos envolvidos no processo. Os analistas da Jucern também são parte importante desse trabalho; pelo comprometimento e cuidado na análise de cada processo, temos cada vez mais processos analisados e em tempo menor”, afirma o presidente.
Apesar dos avanços, o tempo médio de abertura de empresas no Brasil em abril foi de 1 dia e 3 horas, 7 horas a mais do que a média registrada no Rio Grande do Norte.