A juíza Sandra Simões de Souza Dantas Elali foi eleita, de forma unânime, como a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Com essa eleição, Sandra Elali se torna a oitava mulher a ocupar uma cadeira na Corte, sucedendo o desembargador Virgílio Macedo, falecido em julho deste ano.
A escolha da magistrada ocorreu pelo critério de antiguidade, conforme informado pelo TJRN. Além de Sandra Elali, compunham a lista tríplice os juízes Henrique Baltazar Vilar dos Santos e Raimundo Carlyle de Oliveira Costa.
“Tenho hoje a mesma disposição, o mesmo amor pela Justiça que tinha no primeiro dia que entrei na magistratura. A mesma disposição em acertar, estudar… Tenho as melhores perspectivas e desejo fazer um excelente trabalho. Que Deus me ilumine e que eu corresponda à confiança de vossas excelências e a Justiça seja sempre o meu ideal maior. Muito obrigada“, disse a magistrada.
Com a posse de Sandra Elali, 20% do Pleno do TJRN passa a ser formado por mulheres, fortalecendo a representatividade feminina na Justiça potiguar. A desembargadora Lourdes Azevêdo, que já integra a Corte, destacou a relevância dessa conquista: “Mais uma mulher para somar, aqui, nos julgamentos e nos processos que serão todos bem trabalhados, bem analisados com a inteligência e a competência que ela possui”.
O decano do TJRN, desembargador Amaury Moura, também ressaltou a importância da nova integrante: “O Tribunal se engradece com a presença de vossa excelência, que, seguramente, contribuirá para a melhoria dos nossos debates e aperfeiçoamento das nossas decisões”.
Quem é Sandra Elali?
Sandra Simões de Souza Dantas Elali é graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), turma de 1977, e especialista em Direito Processual Civil e Penal pela Universidade Potiguar (UnP). Em sua trajetória acadêmica e profissional, destaca-se como professora da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e como detentora de um MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Desde que ingressou na Magistratura Estadual do Rio Grande do Norte, em 1980, Sandra Elali atuou em diversas comarcas, incluindo Santana do Matos, Monte Alegre, Goianinha e Natal. Além disso, foi a primeira juíza relatora e presidente da 1ª Turma Recursal Permanente dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública. Em abril de 2024, ela assumiu a Vice-Presidência Institucional da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN).