Em setembro, o Ministério do Turismo divulgou dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), indicando a geração de 24,4 mil novos empregos formais dentro do setor.
A área de “Alojamento e Alimentação” registrou o melhor desempenho do ano, criando mais de 16,6 mil empregos no nono mês do ano. O setor de “Transporte Rodoviário de Passageiros” também continuou crescendo, adicionando 2,8 mil vagas, juntamente com a área de “Arte e Cultura”, que garantiu 2,3 mil novos empregos.
O turismo no Brasil abrange uma variedade de atividades econômicas e emprega milhões de brasileiros em diversas funções. O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza o impacto positivo do setor na economia e na geração de empregos no país. “O turismo está em ascensão, impulsionando diversos segmentos e contribuindo significativamente para a economia do Brasil. Estes dados demonstram o potencial de crescimento do turismo brasileiro, gerando mais oportunidades de emprego e renda para os cidadãos”, destacou Sabino.
No mês de setembro, o setor de Serviços, onde o turismo está inserido, foi responsável por mais de 211,7 mil empregos, sendo que 98,2 mil dessas vagas foram criadas neste setor. Além disso, os dados revelam um aumento na contratação de mulheres, com 50,7 mil novas contratações femininas em comparação com 47,4 mil contratações masculinas no mesmo período. No turismo, as mulheres constituem a maioria da força de trabalho.