O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPgFST) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), está em busca de voluntários para participar de uma pesquisa sobre dor no tendão calcâneo, conhecido popularmente como tendão de Aquiles. A pesquisa é direcionada a corredores de rua amadores do sexo masculino, com idades entre 18 e 60 anos, que sofram com dores nessa região. Ao todo, serão selecionados 60 participantes.
A pesquisa, liderada pelo docente Rodrigo Scattone, envolve uma avaliação inicial no Departamento de Fisioterapia (DFST/UFRN). Esta avaliação tem o objetivo de diagnosticar se a lesão está localizada na região exata a ser tratada, além de analisar a força muscular e a função da panturrilha dos voluntários.
Magno Moreno, professor do DFST/UFRN, fisioterapeuta e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPgFST), destaca a importância da pesquisa, já que a tendinopatia de Aquiles é uma lesão comum entre corredores. “Com o tempo, essa lesão acaba afastando-os da atividade física. O tratamento atual é eficaz para parte dos pacientes, mas uma parcela significativa de corredores ainda sente dor após o tratamento. Estamos tentando modificar detalhes importantes do tratamento para aumentar sua efetividade”, explica Moreno.
A tendinopatia de Aquiles, também conhecida como tendinite de Aquiles, é uma condição degenerativa que envolve a inflamação do tendão e de seu revestimento. Os sintomas mais comuns são dor na região do tornozelo e calcanhar, além de vermelhidão e edema na área próxima à inserção do osso.
Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com o doutorando Magno Moreno pelo número (84) 98826-2734.