A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu sinal verde para dois novos cursos de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com foco em potencializar o desenvolvimento das áreas de Educação Física e Fonoaudiologia, os Programas de Pós-Graduação em ambas as disciplinas devem iniciar a oferta de vagas já no primeiro semestre de 2024.
A UFRN obteve sucesso com a aprovação desses novos cursos de doutorado, como observou o pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Maribondo. Ele ressaltou que, com essas aprovações, todas as propostas da universidade vinculadas ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) foram bem-sucedidas. “Todos os mestrados acadêmicos, com nota 4, passam a oferecer curso de doutorado”, afirmou.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Física tem uma missão clara: avançar a área da Educação Física através de produção científica de qualidade e da formação de uma base sólida de conhecimento. Além disso, o programa tem o potencial de influenciar positivamente as políticas públicas relacionadas à saúde, esporte e lazer, em níveis municipais, estaduais e nacionais.
Por outro lado, o Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia é uma colaboração entre a UFRN, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Unicisal). Seu principal objetivo é capacitar profissionais para o ensino superior, a prática profissional e a pesquisa na área de Fonoaudiologia. Isso inclui abordar os aspectos funcionais e os componentes do processo de reabilitação fonoaudiológica.