A cena política de Natal, que andava tranquila, se agitou após a Sessão Solene em homenagem a capital potiguar ocorrida na Câmara dos Deputados por proposição do deputado federal Paulinho Freire.
Depois de muitas conversas com diferentes líderes políticos, o ex-prefeito Carlos Eduardo, concedeu entrevista a 98 FM onde fez a seguinte afirmação: “A questão política com o deputado Paulinho Freire vai muito bem obrigado. Nós temos conversado bastante, estamos bastante afinados e vamos marchar juntos nas eleições do próximo ano e creio que articulação de outros partidos políticos”.
Diante da declaração, o jornalista Dinarte Assunção (do Blog do Dina e da 96 FM) entrou em contato com o deputado Paulinho Freire para confirmar se de fato existia um entendimento entre ele e o ex-prefeito Carlos Eduardo para as eleições de 2024. Em resposta ao questionamento de Dinarte Assunção (que foi ao ar no Jornal das 6, da rádio 96 FM) Paulinho Freire declarou “…não existe nada fechado não, Dinarte. Eu tive realmente uma conversa com ele, mas fechado não existe nada não”.
Foi um desmentido ou um grande mal entendido?
E se Paulinho Freire for candidato?
O deputado Federal Paulinho Freire, ao negar a existência de um acordo político com o ex-prefeito Carlos Eduardo, se coloca mais uma vez como pré-candidato (ou se mantém como pré-candidato) à prefeitura de Natal, em 2024.
Talvez tenha chegado o momento do deputado construir sua candidatura junto aos atores políticos do campo da direita e não mais esperar por um gesto do prefeito Álvaro Dias. Se conseguir unir os liberais Rogério Marinho, General Girão, Sgt. Gonçalves e o senador Styvenson, Paulinho Freire entrará fortemente na disputa pela prefeitura da capital.
Ao lembrar da campanha de 2022 onde o ex-prefeito Carlos Eduardo liderou grande parte das pesquisas, mas ao final perdeu para o senador Rogério Marinho, o deputado Paulinho Freire ganha força e fôlego para pensar num projeto de candidatura que possa chegar ao segundo turno.
A viabilidade de Paulinho Freire depende muito mais da capacidade de articulação dele do que de um, hoje, improvável apoio do prefeito Álvaro Dias.
Ocupando o espaço
O ex-deputado Rafael Mota aos poucos vai se consolidando verdadeiramente como uma alternativa para o prefeito Álvaro Dias em relação a eleição de 2024.
Em Brasília, Rafael e Álvaro, se reuniram com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para conversarem sobre o processo eleitoral do próximo ano em Natal.
Política é ocupação de espaço e Rafael tem feito o dever de casa.
Assembléia Legislativa adiou a Sessão por falta de quórum
Estava previsto para ser apreciado na Sessão Ordinária de ontem, na Assembléia Legislativa, o recurso apresentado pela bancada do PT que pede a votação em plenário do projeto de lei que trata sobre a manutenção da alíquota do ICMS em 20% para 2024.
Regimentalmente, para abrir a sessão é necessária a presença de pelo menos oito deputados, mas no plenário só estavam presentes os deputados Ezequiel
Ferreira (PSDB), Francisco do PT, Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PV). Diante da falta de quórum a aguardada votação do recurso ficou adiada para a próxima sessão ordinária da Casa.
Senado deverá pautar votação da PEC dos militares para a próxima semana
O Senado Federal deverá pautar para a próxima semana a votação em plenário da PEC dos militares.
A proposta de emenda constitucional que proíbe militares da ativa de serem candidatos em eleições federais, estaduais e municipais, já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
Pelo texto aprovado na CCJ, o militar da ativa terá de ser transferido para a reserva imediatamente no ato do registro da candidatura. O texto exclui policiais e bombeiros militares da regra.