O Conselho de Segurança da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decidiu rejeitar a resolução do Brasil que condenava os ataques do Hamas pedia a Israel o fim do bloqueio na Faixa de Gaza. A decisão foi tomada com base no veto dos Estados Unidos.
Apesar de outros 12 países terem votado para aprovar o texto proposto pelo Brasil, os EUA conseguiram barrar a proposta porque sozinhos eles têm o poder de vetar totalmente uma proposta, já que o país é membro permanente do Conselho. Além dos EUA, apenas China, Reino Unido, França e Rússia têm esse poder.
O embaixador do Brasil na ONU, Sério Danese, criticou o posicionamento do país americano e se disse “profundamente decepcionado”.
“Nós trabalhamos intensamente para construir uma posição conjunta, fazendo esforço para acomodar posições diferentes, às vezes opostas”, disse Danese. “Nossa resposta era robusta, e estamos gratos a todos os membros do Conselho que se juntaram a nós e que demonstraram um sincero desejo de multilateralismo. Mas, mais uma vez, tristemente o Conselho não conseguiu adotar uma resolução em relação à situação palestina. De novo, o silêncio prevaleceu. Nós estamos profundamente tristes e decepcionados“, disse ele.
O Itamaraty informou que uma nova versão do documento será elaborada, mas ainda não tem prazo para ser apresentada.