Na manhã do último domingo (10) os moradores do município de Anadia, em Portugal, foram surpreendidos por uma correnteza de vinho nas ruas da cidade. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram milhares de litros da bebida percorrendo as vias.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com a Câmara Municipal, as autoridades ambientais conseguiram evitar “um desastre natural” ao impedir que a bebida chegasse ao rio Cértima. Ainda segundo o órgão, o vazamento foi causado por uma eclosão de dois depósitos localizados no povoado de Levira.
“A nossa maior preocupação foi que o vinho não fosse para o rio Cértima e provocasse um desastre ambiental. Segundo o nosso coordenador da Proteção Civil, essa monitorização está a ser feita e o problema ambiental está a ser evitado”,
disse ao Jornal de Notícias de Portugal Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara.
Os bombeiros disseram que, até o momento, as causas para a eclosão dos depósitos de vinho não foram esclarecidas. As autoridades portuguesas continuam investigando o incidente.
Em nota, a Destilaria Levira lamentou o incidente e informou que vai assumir a responsabilidade pelos danos causados, inclusive a limpeza das ruas: “Apesar de o incidente não ter causado qualquer ferido, queremos expressar a nossa sincera preocupação pelos danos causados”.