O Rio Grande do Norte terá um aumento de 29% no número de voos em agosto de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 1.699 voos, com 18 conexões, das quais duas são internacionais. A média será de 27 chegadas por dia. Em relação a agosto de 2022, o aumento é de 16%. Os dados são da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).
Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), vê com bons olhos a expansão da conectividade aérea. Segundo ele, “a hotelaria do estado está preparada para receber os turistas e oferecer serviços de alta qualidade”. Gosson ressalta que a chegada de turistas contribui para o desenvolvimento do comércio, restaurantes, transporte e outros setores do turismo, promovendo a geração de emprego e renda para os potiguares.
Luis Leite, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN), aponta que o RN entra na média estação, que vai de agosto até a primeira quinzena de dezembro. De acordo com ele, “o aumento no número de voos beneficia tanto os turistas que chegam quanto os que saem do estado, melhorando a comercialização dos voos”.
Em termos de conectividade, Guarulhos (SP) substituiu Recife (PE) como a cidade com o maior número de voos previstos (origem e destino) para o Aeroporto Internacional de Natal. A Latam lidera a oferta de assentos com 39%, seguida pela GOL com 30%.