O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) está registrando chuvas consistentes em todas as regiões do estado durante esta última semana de fevereiro. De acordo com o boletim pluviométrico divulgado às 9h15 desta terça-feira (27), as precipitações foram observadas em 84 postos de monitoramento nas últimas 24 horas. Os municípios da região Leste Potiguar foram os mais contemplados, como Nísia Floresta, Parnamirim e Goianinha, que registraram, respectivamente, 45mm, 30,2mm e 23,4mm. Em Natal, o acumulado atingiu 17mm. Essas chuvas são atribuídas à atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical.
As análises indicam que as chuvas devem continuar pelo menos até o dia 10 de março, tanto no interior quanto na faixa litorânea e agreste potiguar. Para amanhã (28), a previsão é de chuvas e trovoadas nas regiões de Mossoró, Alto Oeste e Seridó, enquanto nas demais regiões espera-se céu parcialmente nublado com chuvas.
A Emparn emitiu avisos meteorológicos, apontando a probabilidade de chuvas acima de 50mm nas regiões do Agreste Potiguar e Seridó Potiguar. “Os modelos meteorológicos indicam a possibilidade de ocorrência de chuvas em qualquer momento do dia até o próximo domingo”, acrescentou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
Os municípios com maior volume acumulado de chuvas desde 1º de janeiro de 2024 são:
- Cerro Corá (334,5 milímetros),
- Luís Gomes (329,0),
- Coronel João Pessoa (322,6),
- Mossoró (312,0),
- Triunfo Potiguar (310,6),
- Janduís (307,2),
- Currais Novos (307,1),
- Ipanguaçu (302,8).