Um vazamento na adutora Monsenhor Expedito resultou na interrupção do fornecimento de água para 30 cidades no Rio Grande do Norte. Segundo dados do Censo 2022, as populações afetadas totalizam 267.732 habitantes.
O problema está localizado no trecho da adutora que passa sob a Ponte da Fonte, na rodovia RN-002, que conecta os municípios de Monte Alegre e Lagoa Salgada.
O fornecimento de água foi suspenso em cidades como:
- Barcelona,
- Boa Saúde,
- Bom Jesus,
- Campo Redondo,
- Coronel Ezequiel,
- Ielmo Marinho,
- Jaçanã,
- Japi,
- Lagoa D’anta,
- Lagoa de Pedras,
- Lagoa de Velhos,
- Lagoa Salgada,
- Lajes Pintadas,
- Monte Alegre,
- Monte das Gameleiras,
- Passa e Fica,
- Rui Barbosa,
- Santa Cruz,
- Santa Maria,
- São Bento do Trairi,
- São José de Campestre,
- São Paulo do Potengi,
- São Pedro,
- São Tomé,
- Senador Elói de Souza,
- Serra Caiada,
- Serra de São Bento,
- Serrinha,
- Sítio Novo,
- Tangará.
A Caern afirmou que está avaliando a situação e ainda não há uma previsão para a normalização do abastecimento.
Confira abaixo a nota emitida pela Caern sobre o vazamento na adutora:
“A Adutora Monsenhor Expedito precisou ser desligada nesta manhã de terça-feira (26), para que seja feita a retirada de um vazamento de grandes proporções, detectado embaixo da ponte sobre o Rio Trairi, no município de Monte Alegre. A Caern está avaliando a situação e trabalhando para solucionar a situação no menor prazo possível, considerando a complexidade do serviço.
Estão sem abastecimento todas as cidades atendidas pela Adutora Monsenhor Expedito. São elas: Barcelona, Boa Saúde, Bom Jesus, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, Lagoa D`anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Passa e Fica, Rui Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, São Bento do Trairi, São José de Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Sítio Novo e Tangará.”