A atriz, escritora e dramaturga Fernanda Cunha convida os leitores para uma jornada íntima em sua primeira obra literária, “Atávico”. A autobiografia em poemas será lançada nesta quarta-feira (10), às 19h, no Mahalila Café e Livros, em Natal.
“Atávico” explora a complexidade das relações familiares e a influência da hereditariedade na formação da identidade individual. Dividida em quatro capítulos dedicados ao avô, à avó, ao pai e à mãe, a obra revela as camadas de emoção e experiência que moldam a trajetória familiar. “Elegi quatro caracteres mais universais da família (o avô, a avó, o pai e a mãe) para que outras pessoas pudessem se relacionar com a escrita, porque o que está em jogo nos poemas de “Atávico” é o modo de relação que esses caracteres podem imprimir nas nossas vidas”, explica Fernanda.
Para a autora, o lançamento de “Atávico” é um marco pessoal e artístico. “É o meu primeiro livro, sendo assim é um ponto de início no universo das letras, que é mais concreto que o mundo do teatro, que é sempre instantâneo. A natureza dos livros é duradoura, então ‘Atávico’ é a primeira vez que minha arte ganha uma matéria que supera o instante.”
Além de sua trajetória no teatro e no cinema, Fernanda Cunha tem se destacado na dramaturgia, com obras como “A tragédia mais insignificante do mundo” (2019), “Duas sombras diante do abismo” (2021) e “Infértil” (2022). Atualmente, ela estuda dramaturgia na SP Escola de Teatro.
“Atávico” foi viabilizado através da Lei Paulo Gustavo-Natal, que tem impulsionado a cultura local. Fernanda ressalta a importância desse apoio: “A Lei Paulo Gustavo foi essencial para transformar o sonho do primeiro livro em realidade, de modo que pude fazê-lo com profissionais que admiro muito e acredito no trabalho. A LPG democratiza a possibilidade de editoração e distribuição de livros e, graças a esse recurso público, eu pude financiar um livro com a qualidade que ‘Atávico’ tem e com recurso de audiobook para pessoas com dificuldade de leitura.”
O projeto do livro envolveu uma equipe talentosa, com coordenação de Mariana Hardi, projeto gráfico e diagramação por Amanda Marques, ilustração da capa por Caroline Santos, revisão por Regina Azevedo, e acessibilidade garantida por Ana Luísa Medeiros e Wellington Feliciano. A gravação, edição, mixagem e masterização do audiolivro ficaram a cargo de Ticiano D’amore, e a impressão foi realizada pela Offset Gráfica.
SERVIÇO:
- Lançamento do livro “Atávico” de Fernanda Cunha
- Quando: 10 de julho de 2024
- Onde: Mahalila Café e Livros, Natal, RN
- Acesso: Gratuito – com venda de exemplares durante o evento
- Patrocínio: Lei Paulo Gustavo, Prefeitura do Natal e Ministério da Cultura