Obra de engorda da praia de Ponta Negra é retomada após decreto de emergência - O POTI

Obra de engorda da praia de Ponta Negra é retomada após decreto de emergência

A obra, que havia sido paralisada em 3 de setembro, aguardava a conclusão de um estudo para verificar a adequação da areia utilizada no aterro hidráulico. Foto: Reprodução.

Os trabalhos de engorda da praia de Ponta Negra foram retomados neste fim de semana, após a publicação de um decreto de emergência devido ao avanço do mar na orla. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra).

A obra, que havia sido paralisada em 3 de setembro, aguardava a conclusão de um estudo para verificar a adequação da areia utilizada no aterro hidráulico. A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), contratada pela Prefeitura de Natal, identificou a presença de cascalho na areia retirada do banco licenciado para a obra, o que suspendeu temporariamente os serviços. Entretanto, ainda não foi confirmado se o estudo foi finalizado.

Na última sexta-feira (20), o prefeito Álvaro Dias decretou estado de emergência em Ponta Negra devido ao agravamento dos danos causados pela erosão na região, especialmente no Morro do Careca, um dos principais cartões-postais da cidade. De acordo com um relatório da Defesa Civil, o processo erosivo ameaça não só o Morro, mas também estruturas urbanas na orla.

O decreto emergencial tem como objetivo proteger tanto a população que frequenta a praia quanto o patrimônio paisagístico da cidade, além de minimizar os danos provocados pelo avanço do mar até que a obra de engorda seja concluída. A medida recebeu apoio do Comitê de Crise da Prefeitura, responsável por monitorar desastres naturais. Nos últimos dias, marés com até 2,9 metros de altura danificaram barreiras de contenção em hotéis próximos, motivando empresários da região a solicitar providências urgentes.

“Estamos diante de uma grave ameaça de colapso do Morro do Careca. Não vamos permitir que isso aconteça, pois poderá acarretar prejuízos incalculáveis para a cidade e colocar vidas em risco”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

A Defesa Civil também identificou outros danos significativos, como erosões que aumentam o risco de desabamento na área. Além disso, houve o desabamento de estruturas de drenagem e muros de contenção próximos aos hotéis Rifóles, El Aram e Vila do Mar, sendo que este último teve parte de seu terreno invadido pela água.

Prefeitura de Natal decreta emergência em Ponta Negra devido à erosão do Morro do Careca