O Governo do Rio Grande do Norte anunciou o reinício das obras de requalificação das praças Augusto Severo, no bairro da Ribeira, André de Albuquerque e Dom Vital, na Cidade Alta, paralisadas desde 2020. A retomada das intervenções, segundo autoridades locais, foi possível graças a um novo aporte de recursos e à articulação direta entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo, além de negociações com a Caixa Econômica Federal.
“Não medimos esforços, fomos a Brasília tratar diretamente com o Governo Federal para destravar os impedimentos impostos pela gestão anterior, reiniciar as obras e devolver as praças ao povo potiguar. As obras farão toda a diferença por que são locais históricos de Natal e integram o circuito de visitação turística da capital,” afirmou a governadora Fátima Bezerra.
Segundo Gustavo Coelho, secretário de Estado da Infraestrutura, os projetos e orçamentos foram atualizados, aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e uma empresa foi contratada para dar andamento aos serviços. “Após muitas tratativas e o compromisso da gestão federal conseguimos as condições necessárias para reiniciar as obras”, declarou.
Essas três praças, que fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, representam um investimento total de R$ 2,4 milhões. As intervenções incluem a recuperação do piso e da pavimentação, melhorias na sinalização, modernização da iluminação, restauração de bancos e novos projetos de ambientação e paisagismo. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados até o final de 2024.
“Cumprimos nosso compromisso de proporcionar mais qualidade de vida e oportunidades à população. As reformas vão permitir espaços públicos ordenados, de convivência saudável e ainda representam a valorização da nossa cultura e história”, reforçou Fátima Bezerra.
Além das praças que agora passam por requalificação, o projeto completo para o Centro Histórico de Natal inclui 14 espaços públicos, totalizando um investimento de R$ 9,9 milhões, com recursos do Ministério do Turismo alocados via Caixa Econômica Federal.
Das 14 praças incluídas no programa, seis foram finalizadas e entregues: Sete de Setembro, Praça do Estudante, Praça do Largo do Memorial Câmara Cascudo, Praça das Mães e Praça José da Penha. As três em reforma incluem as praças Augusto Severo, André de Albuquerque e Dom Vital. Outras cinco praças foram retiradas do termo de compromisso pela Prefeitura de Natal, que, por meio de decreto, desfez o acordo anterior com o governo estadual.
Governo promete entregar duplicação da Avenida Moema Tinoco nos próximos dias