Estudantes que enfrentaram problemas durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até sexta-feira (15) para solicitar a reaplicação das provas, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro. O período para o pedido começou nesta segunda-feira (11), e os interessados devem registrar a solicitação por meio da Página do Participante.
De acordo com o edital do Enem, a reaplicação é destinada aos candidatos que foram afetados por dificuldades logísticas, como falta de energia ou erro de aplicação, e aos que foram impedidos de participar por sintomas de doenças infectocontagiosas.
Critérios para solicitação
- Infraestrutura e logística: Participantes que foram prejudicados por problemas de infraestrutura ou logística, incluindo queda de energia no local de prova ou falhas na aplicação, podem solicitar a reaplicação.
- Motivos de saúde: Aqueles que faltaram ao exame devido a sintomas de doenças infecciosas também podem solicitar nova prova. As doenças contempladas são: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, infecções causadas por Haemophilus influenza, meningites, varíola, Influenza A e B, poliomielite, sarampo, rubéola e varicela.
Documentação necessária
Para casos de saúde, é obrigatório anexar documentos comprobatórios, que serão avaliados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Situações logísticas serão analisadas conforme as intercorrências registradas nos locais de prova. Vale ressaltar que candidatos ausentes por motivos que não constam no edital não terão direito à reaplicação.
O Enem, criado há mais de duas décadas, é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas e servindo como critério para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep aceitam as notas do exame como critério para admissão.
MEC avalia retorno do Enem como certificação para ensino médio a partir de 2025