O mais recente Boletim de Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (19) pelo programa Água Azul, revela que oito trechos de praias no litoral do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho. O programa, que analisa semanalmente a quantidade de coliformes nas águas costeiras, destaca áreas que demandam atenção dos banhistas. Os pontos impróprios são:
1. Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
2. Rio Pium (Ponte Nova), em Parnamirim;
3. Rio Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
4. Ponta Negra (Morro do Careca), em Natal;
5. Via Costeira (Cacimba do Boi), em Natal;
6. Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal;
7. Barra de Maxaranguape, em Maxaranguape;
8. Maracajaú, em Maxaranguape.
Ao todo, foram analisadas 51 amostras de água em 33 pontos ao longo da faixa costeira de diversos municípios, incluindo Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau. O objetivo é fornecer informações precisas sobre as condições das praias monitoradas.
O Boletim da Balneabilidade segue normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e classifica a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A validade das informações é semanal, visando manter o público informado sobre a qualidade das águas costeiras. O estudo é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).