Uma equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizou uma inspeção na tubulação da adutora Sertão Central, que acompanha a BR-304, após as recentes chuvas. O levantamento revelou um vazamento entre Fernando Pedrosa e Lajes, especificamente na Passagem do rio Pajeú.
Com isso, o fornecimento de água para as cidades abastecidas pela adutora precisou ser interrompido. Apenas o município de Angicos não foi afetada devido à sua localização.
A equipe da Caern continua analisando os danos, mas devido à complexidade e demora do trabalho, especialmente na área de Lajes, é necessário aguardar a diminuição dos alagamentos para garantir a segurança dos trabalhadores e visualizar com clareza os estragos causados na tubulação.
As cidades temporariamente sem abastecimento são:
- Fernando Pedrosa,
- Pedro Avelino,
- Lajes,
- Pedra Preta,
- Caiçara do Rio dos Ventos,
- Jardim de Angicos,
- Riachuelo,
- Cachoeira do Sapo,
- zona rural de Santana do Matos.
O prazo para o retorno do sistema de abastecimento só poderá ser definido após as condições climáticas e de trabalho em campo estarem reestabelecidas. A Caern disse emitirá um comunicado informando a previsão para retomada do fornecimento de água assim que possível.