Centro de monitoramento ambiental encontra 24 animais encalhados no litoral potiguar em apenas 15 dias - O POTI

Centro de monitoramento ambiental encontra 24 animais encalhados no litoral potiguar em apenas 15 dias

Tartarugas representam a maior parte dos encalhes. Foto: Diário do Nordeste.

A vida marinha na costa potiguar está passando por um momento delicado e preocupante. Isso porque em apenas 15 dias, o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) registrou 24 animais encalhados no litoral do estado, sendo 16 tartarugas e 8 golfinhos. Em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), o Cemam investiga o que pode estar causando os encalhes.

A maior parte dos animais foram encontrados na costa da região metropolitana de Natal, incluindo as praias de Ponta Negra, Redinha e Pitangui. A principal suspeita, é de que os animais têm sido afetados pelo descarte irregular de lixo nas praias e pela pesca, como explica Raquel Marinho, da comunicação do Projeto Cetácios da Costa Branca:

“Um dos motivos é a ingestão de resíduos sólidos por parte dos animais, eles comem o lixo porque se confundem com o alimento deles, principalmente as tartarugas. A outra interação negativa com os humanos é a pesca, sabemos que é uma atividade econômica de muita importância no estado, mas infelizmente. muitos animais marinhos são acometidos pela pesca, principalmente tartarugas e golfinhos, basicamente os animais ficam presos na rede de pesca e não conseguem subir para respirar, então acabam morrendo afogados.”

Dos 24 animais encontrados, apenas duas tartarugas chegaram a ser atendidas ainda com vida, mas não resistiram e também morreram. O Cemam e o Projeto dos Cetáceos chamam a atenção da população sobre como agir em caso de encontrar um animal encalhado nas praias. Segundo os órgãos, os banhistas podem entrar em contato:

“A gente trabalha com tartaruga, golfinho, baleia, peixe-boi e ave-marinha. Então, caso as pessoas encontrem um animal na praia, vivo ou morto, podem entrar em contato com a gente. E a gente também sugere para que as pessoas tenham boas condutas na praia, como recolher o próprio lixo”, afirma Raquel.

Através das redes sociais, o Ceman disponibilizou um contato para os avisos, no número (84) 9 9943-0058.

Confira a publicação oficial sobre o assunto: