A região Sul do Brasil está sob alerta devido à aproximação de um ciclone extratropical, que pode provocar tempestades intensas a partir desta quinta-feira (24). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de Perigo e Grande Perigo para todos os estados da região, com validade até sexta-feira (25).
Conforme o ciclone se desloca em direção ao oceano, a frente fria associada a ele tende a se fortalecer, aumentando a intensidade dos temporais, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O Inmet utiliza três níveis de alerta para tempestades: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho), sendo que a maior parte da região Sul está sob risco elevado.
Os alertas emitidos são:
- Grande perigo: Abrange a maior parte do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina, com validade até as 17h desta quinta-feira (24).
- Perigo: Cobre o Nordeste do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e Paraná, estendendo-se até São Paulo e Mato Grosso do Sul. Este aviso é válido até as 12h de sexta-feira (25).
- Perigo: Alerta semelhante ao primeiro, novamente englobando quase todo o território do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina, com validade até as 23h desta quinta-feira (24).
Veja a faixa dos alertas: