De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, entre os meses de janeiro e setembro de 2023 foram registrados 151 incêndios em residências em Natal e na Região Metropolitana. Por isso, a corporação informou que está intensificando as fiscalizações em condomínios e deu algumas dicas de como prevenir e combater as chamas.
Confira dicas de como prevenir e combater incêndios em condomínios de casas e apartamentos:
Manutenção periódica:
As revisões nos equipamentos devem ser constantes para evitar erros, economizar gastos e prolongar a vida útil das estruturas.
Instalação de alarmes de incêndio, detectores de fumaça e sprinklers:
Extremamente importantes para garantir a segurança do condomínio, pois em caso de incêndio ele vai disparar. Detectores de fumaça e sprinklers também são importantes para garantir a ajuda antes que o fogo se alastre.
Extintores:
Devem haver pelo menos dois extintores por andar, que atendam as classes de fogo A, B e C. A recarga dos equipamentos precisa ser feita uma vez por ano e o síndico ou zelador deve conferir regularmente se houve despressurização dos aparelhos. Ao enviar o extintor para recarga, tenha certeza de que a empresa é credenciada pelo Inmetro e, na retirada, confira se os lacres não foram violados.
Segundo Corpo de Bombeiros, a responsabilidade pela regularização anti-incêndios no condomínio pertence ao proprietário do imóvel ou ao responsável por ele, como é o caso do síndico.